Nome Original : Allegiant
Série/Coleção : Divergente ( Completa, 3 livros )
Volume : 3
Autor(a) : Veronica Roth
Páginas : 413
Classificação :
Sinopse: " A sociedade de fações em que Tris Prior acreditava está destruida - dilacerada por atos de violência e lutas de poder e marcada para sempre pela perda e pela traição. Assim, quando lhe é oferecida a oportunidade de explorar o mondo para além dos limites que conhece, Tris aceita o desafio. Talvez ela e Tobias possam encontrar, do outro lado da barreira, uma vida mais simples, livre de mentiras complicadas, lealdades confusas e memórias dolorosas.
Mas a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama.
Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana, ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor."
Review
Cheguei então à conclusão desta fantástica trilogia... E é aqui que onde nos respondem a todas as questões que tínhamos ao longo dos livro.
Após mostrarem a toda a cidade o vídeo de Edith Prior, Evelyn toma o poder de Chicago e cria um regime sem fações, onde todos são iguais, mas muito parecido com o de Jeanine... em vez de utilizar soros, ela utiliza a morte.
Obviamente, este regime não agrada a todos, e um grupo de pessoas reúnem-se e formam um grupo de rebeldes chamados Os Leiais (o nome original é Allegiant), liderado por Cara e Johanna. O objetivo desse grupo é descobrir o que existe para lá das fronteiras da sua cidade, e mandar abaixo o regime de Evelyn. Assim, escolhem um grupo de pessoas d'Os Leais e partem em buscar da verdade para lá da barreira. Este grupo escolhido era constituído por Tris, Tobias, Tori, Christina, Caleb, Uriah e Peter.
Ao passarem a barreira, eles ficaram muito confusos com tudo o que os rodeava e é a partir desse momento em que tudo se começa a revelar... todos os mistérios e origens da cidade. A verdade, é que essa cidade teve criadores e eles observavam a cidade 24 horas por dia. Qual será a razão deles? O que é ser Divergente?
É uma história muito bem escrita e que cativa o leitor até ao último momento!
Desta vez, é escrito à 1º pessoa, no entanto, alterna o ponto de vista de Tris e Tobias sendo que alguns capítulos são narrados por um e outros pelo outro. Isto cria uma dinâmica muito boa, pois o leitor sabe sempre tudo acerca de todos os acontecimentos que ocorrem em diferentes locais com diferentes personagens. Eu gostei bastante de experimentar a visão de Tobias, pois a perspectiva dele por vezes completava a de Tris, facilitando assim o entendimento da história.
Pudemos ver um amadurecimento das personagens, especialmente Tris e Tobias, afinal, eles e o grupo que saiu da cidade para explorar o exterior são quem mais estão a par da realidade que os rodeia, e isso sem dúvida cria uma visão e personalidade mais ampla. O romance entre eles amadureceu juntamente com eles, e houve mais momentos repletos de ternura e carinho, comparativamente com Divergente e Insurgente.
Neste volume, não há tanta ação como nos outros dois volumes, coisa pela qual fiquei um pouco triste, pois essa era a característica fundamental da trilogia... não podíamos fechar o livro nem por um segundo, porque mal líamos algo cheio de ação, já havia outro momento igual a começar! Mas enfim... este livro dedicasse mais a explicar as origens, as causas e razões de Chicago ser como era na altura do sistema de fações. E é aí onde reside outro ponto que não foi muito agradável. Por vezes havia demasiada informação e isso fazia com que eu tivesse que fazer uma pausa na leitura para processar e entender tudo.
Em relação ao final... o final polémico de que todos falam. Pessoalmente não gostei muito, é claro, mas a verdade é que até foi um bom final. Ao contrário da maioria dos livros, não teve um final ideal ou utópico. Teve um final muito realista, pois é muito difícil sair de uma guerra completamente incólume. Afinal, o realismo é uma das características desta trilogia de Veronica Roth. Mesmo assim, gostaria que tivesse sido diferente...
Concluindo então a minha opinião sobre o livro, não foi o meu favorito da série, mas gostei em geral da conclusão da história.
Em relação à trilogia, é sem dúvida a minha favorita até ao momento, vamos ver qual a próxima trilogia que conseguirá ultrapassar a fantástica obra de Veronica Roth.
E vocês, o que acharam do final da história? ♥ ☺
Confira as reviews dos outros livros da série
1. Divergente
Sem comentários:
Enviar um comentário