24 de março de 2014

[Review #3] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban por J.K. Rowling

Nome : Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Nome Original : Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Série/Coleção : Harry Potter ( Completa, 7 Livros )
Volume : 3
Autor(a) : J.K. Rowling (Conheça a autora)
Páginas : 345
Classificação :

Sinopse : Como já é hábito, o Verão de Harry é muito atribulado, ainda para mais com a chegada da detestável tia Marge! Quebrando as leis da Escola de Hogwarts, Harry não resiste a transformar a senhora num balão, fugindo de casa e deixando-a a flutuar junto ao tecto da casa dos Dursleys. O Ministério da Magia, em conjunto com o Ministério dos não-mágicos, emite um comunicado que diz que um prisioneiro de alto risco fugiu da prisão Azkaban. De nome Sirius Black, só se sabe que matou dezenas de pessoas e que foi o primeiro a fugir daquela prisão. Pensa-se que seja o braço direito de Voldemort. Neste livro Harry tem um novo professor de Defesa contra a Magia Negra, chama-se Lupin e é um óptimo professor. No decorrer do ano a guarda na escola é reforçada por Dementors. Sirius Black infiltra-se certo dia em Hogwarts, aparentemente para "matar" Harry Potter. No final do livro Harry encontra resposta para algumas dúvidas, mas fica com a terrível suspeita de que há um traidor entre os seus amigos.… Em 2000, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban recebeu o Hugo Award como melhor romance. O filme, o terceiro da série, data de 2004 e foi desta vez realizado por Alfonso Cuarón.


Review

Fico sem saber o que dizer, pois todos os livros desta autora são igualmente fantásticos... Mas vamos a isto!

Após o fim do segundo ano em Hogwarts, Harry é novamente obrigado a voltar para a casa dos Dursleys. Mas desta vez, há lá um Dursley a mais: a tia Marge. Harry sempre detestara Harry e este compartilhava então, o mesmo sentimento com ela.
  Mas desta vez, a tia passou dos limites e levou Harry a usar magia, involuntariamente. Com isto, Harry fugiu de casa sem saber para onde ir, mas a resposta chega-lhe eficazmente. Entretanto, chega uma notícia: Sirius Black fugiu da Prisão de Azkaban.
  Quando Harry volta a Hogwarts, entende o quão perigoso o prisioneiro fugitivo era, pois toda a proteção da escola fora intensamente reforçada.
  Entretanto, a turma de Harry recebe um novo professor de Defesa contra a Magia Negra, o melhor que alguma vez tiveram e irão ter no futuro.
  Mas há algo de estranho com a fuga de Sirius Black... parece que anda atrás de Harry... Qual será a sua razão?

  Tal como nos livros anteriores desta série, está escrito à 3º pessoa, seguindo o ponto de vista de Harry.
  Permanece o toque de mistério do livro anterior, algo extremamente bem conseguido, que nos chama sempre a ler o próximo capítulo.
  Ao contrário do livro anterior, Rowling criou um personagem que me fascinou e que, de certa forma, ansiava sempre encontrá-lo novamente na leitura: o professor Lupin. Ele é definitivamente o tipo de professor que eu adorava ter. E adoro o facto de estar sempre ajudar Harry: ou seja, completamente o oposto do professor do ano anterior!

  Mais tarde, surgem também personagens que acredito que vou adorar nos próximos livros. É devido a estar personagens envolventes que considero este livro, o meu predilecto dos três que já li da série.
  Neste livro somos introduzidos a novas criaturas mágicas fantásticas através de Hagrid (obviamente!). Surpresas não faltam neste volume!

  Para finalizar, o desporto de Quidditch predomina neste livro da forma mais excitante e fantástica possível! E com isto, traz consigo um valor muito importante: o trabalho em equipa.
  Em cada livro que passa, aprendemos novas lições, que realmente nos bem fundo, e isso é dos sentimentos mais agradáveis que pudemos ter.


Confira as reviews dos outros livros da série 

2. Harry Potter e a Câmara dos Segredos
3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Sem comentários:

Enviar um comentário