1 de abril de 2014

[Review #4] Divergente por Veronica Roth

Nome : Divergente
Nome Original : Divergent
Série/Coleção : Divergente ( Completa, Trilogia [3] )
Volume : 1
Autor(a) : Veronica Roth
Páginas : 350
Classificação :  

Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
  Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar  nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se apaixona por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo e que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.

Review

Este livro é de tal forma fantástico, que apenas de pensar nele me liberta tantos sentimentos... e dá vontade de simplesmente contar tudo! Este é, sem dúvida, o meu livro predileto. Vamos então conhecer a história!

  Numa Chicago futurística, a sociedade está dividida em cinco fações, dividindo a população em cinco virtudes: Abnegados, o altruísmo; Cândidos, a sinceridade; Cordiais, a amizade; Intrépidos, a coragem; Eruditos, a inteligência.
  Beatrice Prior nasceu nos Abnegados, mas, ao chegar aos 16 anos terá que decidir se continua na fação onde nasceu, ou se muda para a que realmente pertence. No entanto, os resultados dos testes de aptidão, dão-lhe uma grande surpresa... Beatrice é divergente, ou seja, não pode ser categorizada numa fação apenas. Mas pior que isso... a divergência é considerada um erro no sistema perfeito desta sociedade, ou seja, se alguém descobrir este segredo, irão eliminar a jovem.
  Beatrice decide então tornar-se Intrépida, onde vai fazer novas amizades e vai apaixonar-se por um dos leaders da sua nova fação.
  Mas até se tornar realmente numa Intrépida, tem um longo caminho pela frente... especialmente tendo que esconder um segredo de tal tamanho... 
  O que acontecerá se alguém descobrir? Só mesmo lendo para descobrir!

  Para começar, o livro é escrito à primeira pessoa, seguindo o pondo de vista de Beatrice Prior, o que nos permite estabelecer uma conexão com os sentimentos da personagem, e com isso, identificarmo-nos com ela. 
  A leitura é extremamente fluída e os capítulos são pouco longos, o que nos deixa sempre na ansiedade de ler mais.

  Somos introduzidos a uma sociedade futurística bem interessante, pois faz-nos pensar qual a fação que escolheríamos, e com isso, refletimos sobre as nossas qualidades e defeitos. No entanto quanto mais divergentes formas melhor, certo?

  Este livro está repleto de aventura, mistério, ação e, obviamente, romance no seu melhor. Aprecio bastante o romance presente neste livro e isso cativou-me ainda mais.
  No entanto, tem algumas surpresas extremamente inesperadas... mas, na minha opinião, por mais tristes que fossem, foram bem colocadas na história.
  É tão fantástico, que nem sei o que dizer sem levar para spoilers... Simplesmente recomendo este livro intensamente!

  Para finalizar, a fação que escolheria seria os Intrépidos, pois eu acho que, para se ser intrépido, é necessário termos um pouco de todas as fações. Abnegados, pois somos corajosos quando queremos proteger alguém; Cândidos, pois  é sempre importante ser-se sincero com os amigos e colegas de equipa; Cordiais, pois a amizade está sempre presente; e finalemente Eruditos, pois é importante pensar em boas estratégias e como as aplicar.
  E vocês? Qual a fação que escolheriam?

Confira as reviews dos outros livros da série 

1. Divergente

Sem comentários:

Enviar um comentário