3 de março de 2014

[Review #1] Harry Potter e a Pedra Filosofal por J.K. Rowling

Nome : Harry Potter e a Pedra Filosofal
Nome Original : Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Série/Coleção : Harry Potter ( Completa, 7 Livros )
Volume : 1
Autor(a) : J.K. Rowling (Conheça a autora)
Páginas : 254
Classificação :

Sinopse : Quando naquela cinzenta manhã de terça-feira o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado dos Dursleys, começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio travessasse as suas mentes - o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro? Esta é um história mágica, recheada de fantasia e encantamento, de aventuras misteriosas e de perigos arrepiantes, de criaturas sobrenaturais e de surpresas divertidas, que está a enfeitiçar as crianças... e também a gente mais adulta, um pouco por todo o mundo.
 Um bestseller com todos os ingredientes de um grande clássico, já galardoado com o Gold Award de 1997, o British Book Award de 1997, o Smarties Prize e o Children's Book of the Year de 1998.

Review 

  O facto de quase toda a gente conhecer a história de Harry Potter, cria-me alguma dificuldade em iniciar esta review, no entanto, este livro tem inúmeras razões para ser referido. No meu caso, saliento os seus pontos fortes, que são praticamente tudo o que tenho a dizer a seu respeito.
  O livro conta a história de um rapaz chamado Harry, cujos pais feiticeiros foram assassinados pelo pior e mais temível feiticeiro de todos os tempos: Lord Voldemort. No entanto, quando este tentou matar Harry, que era apenas um bebé, não obteve sucesso e, em consequência disso, perdeu os seus poderes para a criança.
  Harry ficou conhecido como o "rapaz que sobreviveu" no mundo mágico, e todos o admiravam. No entanto, com o objetivo de o fazerem crescer fora do ambiente da fama e do sucesso, deixaram-o junto aos seus únicos familiares vivos não mágicos (chamados Muggles, pelo mundo mágico) : os seus tios Vernon e Petúnia. Estes tinham um filho, mais ou menos da mesma idade de Harry, o qual amavam e mimavam incondicionalmente.
  Petúnia e Vernon detestavam tudo o que fosse relacionado com magia (para eles, era uma pura "anormalidade") então, fizeram Harry crescer na ignorância sobre as suas origens e o mundo a que estas pertenciam.
  Era extremamente maltratado: dormia no armário debaixo das escadas, usava roupas velhas e desgastadas, e o seu primo fazia-lhe a vida num inferno. Até que um dia, tudo mudou...
  Harry começou, inexplicavelmente, a receber cartas endereçadas ao seu armário debaixo das escadas. No entanto, o seu tio Vernon nunca o deixará lê-las, chegando até a fazer loucuras impensáveis. Mas a carta arranja modo de ir até ao encontro de Harry e revelar-lhe toda a verdade até lá escondida, através de Hagrid, o guarda dos campos duma das escolas de magia mais conhecidas - Hogwarts.
  A carta garantia-lhe um lugar na escola de onde Hagrid vinha, assim como em muitas aventuras as quais Harry nunca imaginara viver.
  Pelo caminho, vai conhecer Ron Weasley e Hermione Granger os quais, após algumas avessas, se tornam amigos inseparáveis.
  Neste primeiro ano em Hogwarts, os três amigos irão desvendar mistérios e enfrentar perigos inimagináveis. Mas, o que acontece quando a raiz do mal nasce na pessoa em que menos se esperava? Só lendo para descobrir!
  E, na minha opinião, é uma leitura agradável a qualquer idade.
  A história é escrita à terceira pessoa, no entanto, segue o pensamento e o ponto de vista de Harry, e isso é muito bem conseguido, pois os primeiros capítulos abrem-nos as portas à imaginação, dando-nos a perfeita descrição do personagem, direta e indiretamente.
  Após esta iniciação à história, somos introduzidos ao mundo mágico, partes que fascinam qualquer um, com animais míticos e lugares espantosos.
  Finalmente, Harry começa a fazer as suas primeiras e verdadeiras amizades. Começa por conhecer Ron, com o qual cria laços rapidamente devido à humildade de ambos. Depois, após passarem por uma fase de aversão a Hermione, tornam-se os três, amigos inseparáveis, com uma amizade cheia de lealdade.
  Este livro demonstra-nos uma grande variedade de valores importantes, como a amizade, o altruísmo, a coragem, entre outros; e, perante estes valores, saliento Dumbledore, que é a personificação destas virtudes. Com ele, sempre tiramos as conclusões dos atos e ,com isso, uma lição de vida.
  Um livro muito bem escrito, com uma história e personagens envolventes, que recomendo bastante !


Confira as reviews dos outros livros da série 

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal
2. Harry Potter e a Câmara dos Segredos
3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2 comentários:

  1. Eu não gosto muito da saga Harry Potter mas tenho impressão que já vi o filme desse livro o: E se vi já foi à muito tempo xD
    Mas claro que às vezes os filmes não têm haver com os livros, por isso é que se diz que os livros são melhores que os filmes mas como eu disse não aprecio Harry Potter mesmo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas devias dar uma oportunidade! Vale mesmo a pena. Cada livro que passa, fica cada vez melhor x3 E os filmes foram ótimas adaptações x) Portanto já sabes, quando não souberes o que ver, dá-lhe uma tentativa x3

      Eliminar