22 de fevereiro de 2014

Sobre o autor(a) : J.K. Rowling

   J.K. Rowling ( Joanne Kathleen Rowling Murray ) nasceu a 31 de Julho de 1965 em Yate, e desde muito nova revelou grande interesse pelo mundo da escrita.

Estudou na Universidade de Exeter, onde a 1987 se graduou.
   Após a sua graduação mudou-se para Londres, onde teve diversos trabalhos, incluindo na Amnistia Internacional, uma organização não-governamental que defende os direitos humanos, a qual continua a ajudar.

   A ideia da história de Harry Potter surgiu primeiro em 1990, numa viagem de comboio de Manchester a Londres. Como era muito tímida para pedir emprestada uma caneta, Rowling simplesmente se sentou e pensou em todos os pequenos detalhes da sua ideia. Mal
chegou ao seu destino, começou logo a escrever o 'livro', no entanto, essas páginas não tem semelhanças sequer comparáveis com as atuais páginas do livro publicado.

   A 30 de Dezembro de 1990, a sua mãe faleceu de esclerose múltipla. Quando recebeu a notícia, Rowling estava a escrever Harry Potter, e se sentiu muito triste por nunca ter tido oportunidade de apresentar a sua história à mãe. A morte desta, fez com que Rowling sentisse o sentimento de Harry (perda dos seus pais) , o que fez disso, uma escrita muito inspirada.


   Mudou-se para Portugal, onde ensinou inglês como língua estrangeira durante a noite. Durante o dia, dedicava-se a escrever. Um dia, numa saída com as suas amigas a um bar, conheceu Jorge Arantes com o qual casou a 16 de Outubro de 1992. A 27 de Julho de 1993 nasceu a sua filha Jessica Isabel Rowling Arantes. O casamento com Jorge Arantes, terminou em divórcio a 17 de Novembro de 1993, sendo uma possível razão, violência doméstica.

   Em Dezembro desse mesmo ano, voltou para Edimburgo na Escócia com a sua filha, para ficar perto da sua irmã, carregando três capítulos de Harry Potter na sua mala.
   Rowling viu-se então numa situação de desemprego, com uma filha para criar, e foi-lhe então diagnosticada uma depressão que a levou a pensar mesmo em suicidar-se. Este sentimento foi o qual a levou a ter a ideia dos Dementors, criaturas negras, que sugavam a felicidade das pessoas, invadindo-as de tristeza.

   Terminou de escrever o seu primeiro livro de Harry Potter ( Harry Potter e a Pedra Filosofal ) em 1997. Rowling usou as iniciais J.K. para atrair mais leitores do sexo masculino, sendo K em honra da sua avó ( Kathleen ).

   Rowling continuou a escrever e a publicar os seguintes livros da série que agora, se tornara tão famosa, e em 1998 ganhou o British Book Award para livro infantil do ano, seguido do Children's Book Award.
   Com apenas dois livros publicados, a Warner Bros garantiu a realização do filme.

   Rowling conheceu o médico anestesista recém-separado Neil Michael Murray na casa de um amigo que tinham em comum, e apaixonaram-se. A 26 de Dezembro de 2001 casaram-se numa cerimónia privada na casa da escritora, e, mais tarde tiveram dois filhos : David Gordon Rowling Murray ( Março de 2003) e Mackenzie Jean Rowling Murray ( Janeiro de 2005 ).
   Após ganhar, pela terceira vez (com a publicação do terceiro livro) o prémio Smarties Price, com a publicação de Harry Potter e a Ordem da Fénix, Rowling abriu mão do prémio para que outros livros pudessem ganhar.

   Harry Potter e o Príncipe Misterioso entrou para o Livro de Recordes com o Título Vendido Mais Rápido da história : em um dia, vendeu mais cópias do que O Código de DaVinci num ano inteiro. O último livro da série então, quebrou os recordes mesmo antes da sua publicação.

   Durante a série Harry Potter houve pedidos para remoção dos livros de bibliotecas de certas localidades, devido a crenças religiosas que não queriam induzir nas crianças o estudo de bruxaria. Houve também casos de acusações de plágio como o conhecido Caso N.K.Stouffer, mas nunca houve provas suficientes para desabarem as obras de Rowling.

   Após a o fim da série, Rowling continuou a escrever.
   Primeiramente Os Contos de Beedle, O Bardo que teve uma edição limitada de 7 livros escritos à mão os quais seis foram oferecidos e o outro leiloado (vendido por uma grande quantia, a qual, parte foi entregue a instituições de solidariedade) .
   Seguidamente publicou os livros Morte Súbita e O Chamado Cuco, nos anos 2012 e 2913, respetivamente.

   O Chamado Cuco foi publicado com o pseudónimo de Robert Galbraith, com o objetivo de ver como era vender um livro dela sem que as pessoas comprassem apenas por ser da mesma autora da série Harry Potter - considerou esta experiência como libertadora. No entanto, foi revelada antes de o desejar fazer.


Veja mais fotografias da escritora:




Contactos / Redes Sociais verdadeiros da autora: 

Referências base para a produção da biografia :

Sem comentários:

Enviar um comentário